TEXTO: Gálatas 5.16-6.2.Deus deseja que você viva afastado de todo o tipo de mal; que governe bem sua vida de acordo com os ensinos de sua Palavra; que viva debaixo do temor do Senhor. Tudo isto é apenas uma ligeira descrição do que a Bíblia chama de Vida Santa.
Quando uma pessoa entrega a sua vida a Jesus Cristo, o Espírito Santo que é a terceira pessoa da Trindade, vem morar permanentemente no seu coração No momento da conversão se realiza o milagre da regeneração e, começa a vida cristã.
A partir do momento da conversão muitas pessoas começam a experimentar tentações muito mais fortes do que as que experimentavam quando ainda não eram crentes em Cristo. De certa forma isto é normal porque agora se trava uma luta entre a nossa natureza pecaminosa e o Espírito Santo que Deus nos tem dado para ajudar-nos em nossas fraquezas. Há, agora, uma constante tensão entre fazer a vontade do nosso coração que nos inclina para os apetites pecaminosos da carne ou fazer a vontade do Espírito Santo que habita em nós.
Para que a nossa vida seja santa, agradável a Deus, o apóstolo Paulo apresenta neste texto bíblico os princípios fundamentais para conseguirmos a vitória na vida cristã.
Primeiro princípio:
I. ANDEMOS NO ESPÍRITO - (vs. 16-17).
“16 Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. 17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”.
Estas palavras têm a ver com uma vida que é guiada pela Palavra de Deus.
É um imperativo divino; um imperativo não se discute, apenas se obedece. Os cristãos vitoriosos são aqueles que sempre estão dispostos a obedecer a Palavra de Deus
O tempo do verbo “andemos” está no que se chama de “presente contínuo”. Isto quer dizer que devemos andar sempre no Espírito. Deve ser um estilo de vida.
"Andemos" está no plural. Significa que o mandamento é para todos os cristãos. Às vezes se tem a falsa idéia de que somente os líderes ou oficiais da igreja precisam ser consagrados, mas a Bíblia diz que todo cristão está obrigado por Deus a ter uma vida de obediência.
"Andar no Espírito” é necessário para não fazer os desejos pecaminosos da carne. O ambiente em que temos que desenvolver-nos como cristãos é pecaminoso e corrupto; temos que ouvir e ver constantemente situações ofensivas a Deus e provocativas para nós, mas com o poder do Espírito Santo podemos ter uma vida vitoriosa de obediência a Deus. Obedeça a Palavra de Deus porque há uma luta terrível entre a nossa natureza corrupta e o Espírito Santo.
Segundo princípio:
II. SEJAMOS GUIADOS PELO ESPÍRITO – (vs. 18-24).“18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da Lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. 24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos”.
A palavra “guiados” é a mesma ação de um pastor que vai adiante do seu rebanho. Quaisquer caminhos que o pastor tome por ali caminharão as ovelhas de seu rebanho. Assim como as ovelhas fielmente seguem o pastor, também nós devemos deixar-nos guiar pelo Espírito Santo.
O Espírito Santo nos livra da maldição da lei (v. 18). Ninguém é capaz de cumprir a lei de Moisés. Se Deus nos julgasse conforme os critérios da lei ninguém seria salvo porque todos temos quebrado a lei.
O Espírito Santo nos livra da maldição da carne (vs. 19-21). Quando o apóstolo Paulo menciona a palavra “carne”, está se referindo a nossa natureza pecaminosa, quer dizer, tendência natural que existe no homem de fazer o que é contrário a vontade de Deus. O Espírito Santo nos livra de:
Pecados de sensualidade (v. 19).
Pecados de superstição (v. 20a)
Pecados contra o nosso próximo (vs. 22-23).
O Espírito Santo produz em nós um caráter santo – (vs. 22-23).
Este caráter santo produz em nós: amor, gozo, paz. Isto nos dá satisfação pessoal porque afeta nossas emoções, nosso temperamento, nossa personalidade.
Este caráter santo nos dá uma nova relação com nossos semelhantes.
Este caráter santo produz para nós uma adequada relação com Deus porque em nossos corações existe fé, mansidão, temperança.
O Espírito Santo nos confirma que somos de Cristo (v. 25). O Espírito Santo dá testemunho à nossa consciência de que somos filhos de Deus.
III. VIVAMOS PELO ESPÍRITO (vs. 5.25-6.2).“25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. 26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros. 1 Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. 2 Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”.
Viver pelo Espírito nos livra de ofender nossos irmãos (v. 26).
Viver pelo Espírito nos torna compreensivos com os irmãos fracos na fé (Gálatas 6.1-2).
CONCLUSÃO:
Uma vida de obediência a Deus, de constante leitura e obediência à palavra de Deus nos dará uma vida vitoriosa pela dependência do Espírito Santo.